Implementação do projecto piloto do EMIS nas províncias da Zambézia e Nampula

Técnicos de estatística da Direcção Provincial da Zambézia

Implementação do projecto piloto do EMIS nas províncias da Zambézia e Nampula

Como resultado do memorando de entendimento assinado com as direcções provinciais da educação das províncias de Nampula e Zambézia no ano de 2022, foi possível implementar um projecto piloto do EMIS nas respectivas províncias. Na Zambézia foram abrangidos os distritos de Milange, Mocuba, Cidade de Quelimane e Namacurra, enquanto em Nampula abrange apenas a cidade de Nampula.

Para cada uma das províncias foram constituídos pontos focais distritais e provinciais que apoiam no processo de inserção dos dados. Os pontos focais distritais encarregam-se de efectuar a inserção dos dados de todas as escolas do distrito enquanto que os pontos focais provinciais são responsáveis por coordenar e garantir que todos os distritos da província que fazem parte do projecto piloto tenham os seus dados inseridos na plataforma.

Inicialmente eram coletados apenas dados agregados por distritos, mas a partir de 2023, fez-se extensão para a colecta de dados individuais dos alunos e do pessoal docente e não docente nas escolas. O objectivo desta extensão é garantir que o EMIS possa ser usado no nível mais básico possível, permitindo que os professores bem como o corpo administrativo das escolas possam gerir dados de presença e de aproveitamento pedagógico de forma digital e automatizada.